redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, sábado, 20 de janeiro de 2024.

Diretores dos grêmios estudantis sabem que a partir de agora eles dividem responsabilidades

Por Gilson Giordano em 30/08/2017 às 16:04

 

Posse das novas diretorias dos Grêmios estudantis foi uma das mais concorridas nesta terça-feira na Capital (foto: Divulgação)

Em solenidade das mais concorridas que contou aom a presença do prefeito Marcos Trad, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Políticas para Juventude (Semju), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira (29), à noite, no auditório do Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho, localizado na sede da Semed, em Campo Grande (MS), a solenidade de entrega das atas de posse dos 11 grêmios estudantis eleitos pelos alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme).

Previsto no estatuto da Secretaria de Educação, a implantação dos representantes dos estudantes não acontecia há mais de 20 anos. Em um momento histórico na capital Sul-mato-grossense, mais de 5 mil alunos de 11 escolas, com idade acima de 12 anos, participaram da escolha das chapas que passarão a representa-los e a cobrar, junto à direção escolar, as melhorias de infraestrutura e de ensino.

Os estudantes também atuarão como fiscalizadores, buscando conhecer a demanda e a necessidade para que todos os alunos possam ter acesso a uma escola pública de qualidade.

Além de serem os representantes dos alunos, a constituição do grêmio incentiva a formação de lideranças deve começar logo nas primeiras séries escolares. “Quanto antes você desenvolver o espírito de liderança, mais cedo aprende a elaborar e organizar projetos para sua comunidade. E este trabalho é reconhecido porque quando um grêmio chega à Câmara Municipal, por exemplo, é observado, pois é uma representatividade eleita, às vezes, por mais de mil alunos”, destacou a secretária Municipal de Educação, Ilza Mateus de Souza.

A criação dos grêmios estudantis também é o primeiro espaço de cidadania dentro das escolas. É onde os estudantes começam a fazer formação política, promovendo e atuando de uma maneira que possa aprender mais. É o momento em que os jovens estudantes se descobrem como agentes políticos.

“O movimento estudantil sempre foi o celeiro de descoberta dos melhores quadros da política nacional. Fomentar a criação dos grêmios estudantis em escolas públicas é um excelente canal de formação. Nesse sentido o Governo Federal prestigia esse momento de posse de 11 grêmios estudantis e parabeniza o prefeito Marquinhos Trad por ter dado toda a atenção aos movimentos de juventude e estudantis”, destacou o secretário Nacional de Juventude (SNJ), Francisco de Assis Filho.

A diretora da Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli, Clarice Cassol Miranda, está satisfeita com a participação dos alunos no processo de eleição do grêmio. Ela conta que a direção vai oferecer todo suporte para que a iniciativa conquiste mais interessados em concorrer aos próximos pleitos. “É um caminhar e acredito que nas próximas eleições haverá mais chapas interessadas em participar, pois nosso objetivo é mostrar que o grêmio é um elo entre os alunos e a direção. Uma forma de participar da gestão de maneira ativa, levando suas reivindicações”, afirmou.

A principal preocupação dos presidentes eleitos dos grêmios estudantis é buscar melhorias imediatas para as escolas. Após as eleições, o trabalho foi iniciado quase que instantaneamente e as ideias para aplicar ações que visem modificar a infraestrutura do local de ensino passaram a fazer parte do dia a dia dos alunos.

O presidente do grêmio da Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli, Adailton Xavier Queiroz, começou a perceber a importância de representar um grupo. Com 15 anos e cursando o 6º ano na, ele revela que nunca havia ouvido falar sobre os grêmios, mas viu na eleição, a oportunidade de mudar seu comportamento na escola e colaborar mais com a comunidade. “Eu sempre gostei de conversar muito na classe, mas agora preciso dar o exemplo e já percebo que comecei a mudar”, contou. Ele disse que os amigos já começaram a fazer as reivindicações, mas colocará em votação todos os pedidos para definir as prioridades.

Mesmo sem a experiência de liderar uma equipe, Adailton afirma que está tranquilo com a nova missão. “Vou pedir apoio da direção e da comunidade escolar para me ajudar nas decisões e principalmente ouvir meus colegas da chapa”, pontuou.

A intenção agora é incentivar os estudantes a continuarem se especializando para poderem conhecer o que podem fazer. Nos próximos dias, os órgãos que estão envolvidos na implantação dos grêmios estudantis farão um encontro com os membros das chapas eleitas para realizar um treinamento e informar quais os procedimentos que os representantes dos grêmios devem realizar dentro do cargo que passam a ter, quais as responsabilidades, os direitos e os deveres.

Na região do Anhanduizinho, além da Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli, localizada na Rua Lúcia dos Santos, no loteamento Dom Antônio Barbosa, também foram empossados os integrantes das diretorias diretorias das Escolas Municipais Irene Szukala no Jardim das Hortências e Plínio Mendes dos Santos, no Bairro Guanandi.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões